Eva Borwowska de Mikusinski, H. J. Eysenck y los estudios científicos de la personalidad en Argentina
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2018.40468Palabras clave:
história, mulheres, traços de personalidade, Eysenck, ArgentinaResumen
O texto apresenta uma abordagem policêntrica relativa a uma história local sobre Eva Borkowska de Mikusinski.Polonesa que migrou para a Argentina após a Segunda Guerra Mundial, tornou-se uma das primeiras psicólogas graduadas na região. Algumas de suas motivações são exploradas ao mostrar certos dilemas entre sua vida familiar e profissional.Descrevem-se as circunstâncias em que conheceu H. J. Eysenck, explicando como esse fato a levou a novos projetos que propiciaram uma mudança histórica a sua comunidade acadêmica. Sua pesquisa científica sobre as motivações do comportamento humano permitiu que se tornasse uma referência local pioneira no modelo de Eysenck, no qual ela baseou o treinamento de psicólogos e um programa de pesquisa, apesar da cultura hegemônica psicanalítica. As condições da universidade argentina e do sistema científico são descritas, com o objetivo de explicar, por um lado, como elas permitiram que ela desenvolvesse sua profissão, mas também como, por outro lado, inibiram o escopo e incidência de seu trabalho.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los trabajos publicados en el espacio virtual de la revista Estudios e Investigaciones en Psicología serán automáticamente cedidos, quedando sus derechos autorales reservados a la revista Estudios e Investigaciones en Psicología y su reproducción total o parcial (más de 500 palabras del texto original) debe ser solicitada por escrito al Editor.
La Revista Estudios e Investigaciones en Psicología está licenciada bajo una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 3.0 No Adaptada.
Permisiones adicionales que sobrepasan el alcance de esta licencia pueden estar disponibles en http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.