A pós-graduação e o estudo das relações entre habilidades metalinguísticas e linguagem escrita
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2013.8421Keywords:
Escrita, Alfabetização, Metalinguagem, RevisãoAbstract
A pós-graduação no país tem um papel fundamental na formação de pesquisadores e na geração de pesquisas e conhecimentos novos a respeito da temática metalinguística e alfabetização. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo foi mapear a produção acadêmica brasileira sobre desenvolvimento metalinguístico e linguagem escrita, no período de 2005 a 2010, em dissertações e teses. Para este levantamento, foi consultado o banco de teses da CAPES. Os resultados foram organizados conforme o nível da pós-graduação, área de concentração, estado, universidade, termos-chave, características e número de sujeitos investigados, delineamento da pesquisa e ano de defesa. Constatou-se que a produção anual dobrou neste período, somando 187 estudos produzidos nestes cinco anos. Porém, o aumento quantitativo não foi acompanhado, em igual medida, pela diversificação no tipo de delineamento, faixa etária dos sujeitos e das habilidades metalinguísticas investigadas. Os resultados são discutidos em termos de avanços, limitações e tendências para novos estudos.Published
How to Cite
Issue
Section
License
COPYRIGHT:
Studies and Research in Psychology automatically holds the copyright deriving from the publication of the works. The full or partial reproduction of each text (over 500 words of the original text) must be requested in writing to the Editor.
Studies and Research in Psychology Journal is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs.
Permissions beyond the scope of this license might be available at http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ revispsi/.