A Exposição de Adolescentes ao Facebook: Uma Revisão Sistemática
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2023.77694Keywords:
redes sociais, adolescência, exposição, FacebookAbstract
Com a adesão crescente às redes sociais virtuais, a comunicação presencial tem cedido lugar para a comunicação virtual e seu principal local é o Facebook, a rede social mais popular do mundo. O objetivo deste artigo foi analisar a exposição de adolescentes ao Facebooke as implicações dessa exposição para a formação do Self. Foi realizada uma busca nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC), Biblioteca Virtual em Saúde Psicologia Brasil (BVS Psi), seguida por duas análises: a primeira, sobre os dados bibliométricos dos 13 artigos selecionados e a segunda, referente a análise feita pelo software iramuteq do corpus textual composto pelos resultados encontrados nos artigos desta revisão. Os resultados foram apresentados em 3 dimensões: 1) formação do Self entre usuários adolescentes no Facebook; 2) exposição ao Facebook e 3) adolescentes no campo do ciberespaço. A conclusão sugere que as possíveis implicações da exposição do adolescente aoFacebook são processos circulados por variáveis de impacto no Self, a partir de elementos como: economia do investimento interpessoal, tempo prolongado no ciberespaço, novas possibilidades de interação e excesso de informações.Published
How to Cite
Issue
Section
License
COPYRIGHT:
Studies and Research in Psychology automatically holds the copyright deriving from the publication of the works. The full or partial reproduction of each text (over 500 words of the original text) must be requested in writing to the Editor.
Studies and Research in Psychology Journal is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs.
Permissions beyond the scope of this license might be available at http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ revispsi/.