Atuação da Psicologia Escolar em Universidade: Diálogos com a Psicologia Comunitária
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2021.59385Keywords:
psicologia escolar, psicologia comunitária latino-americana, universidade, práxisAbstract
Esse estudo teórico busca tecer um diálogo entre aspectos históricos e teórico-metodológicos da psicologia escolar e da psicologia comunitária latino-americana, que acreditamos contribuírem na construção de uma práxis transformadora da psicologia escolar na e com a comunidade universitária. Por meio de um resgate histórico das concepções e práticas da psicologia escolar e da psicologia comunitária latino-americana, tecemos críticas às práticas individualizantes e adaptacionistas da psicologia, refletimos sobre a ação profissional comprometida com a transformação das situações de opressão e de desigualdade social e ressaltamos a importante influência dos movimentos sociais e da educação popular de Paulo Freire na concepção de educação emancipadora. Também discutimos as metodologias inventivas e participativas do psicólogo ligado às práticas de aprofundamento da consciência dos sujeitos da comunidade em relação ao seu modo de vida, bem como a imbricada relação entre transformação social, encontro e afeto. Outras possibilidades de encontro que destacamos são o reconhecimento das potências humanas, a busca pela constituição de uma sociabilidade contra-hegemônica e a participação de todos nesse modus de ser e fazer psicologia escolar atrelando teoria, prática e transformação social.Published
How to Cite
Issue
Section
License
COPYRIGHT:
Studies and Research in Psychology automatically holds the copyright deriving from the publication of the works. The full or partial reproduction of each text (over 500 words of the original text) must be requested in writing to the Editor.
Studies and Research in Psychology Journal is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs.
Permissions beyond the scope of this license might be available at http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ revispsi/.