Metas Parentais de Socialização sobre Emoções: Um Estudo Exploratório

Authors

  • Deise Maria Leal Fernandes Mendes UERJ
  • Joana Lezan Sant'Anna UERJ
  • Dandara de Oliveira Ramos Instituto Gonçalo Moniz - Fiocruz-Bahia

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2019.46910

Keywords:

metas de socialização, desenvolvimento emocional, parentalidade, autonomia

Abstract

Estudar metas parentais de socialização emocional permite conhecer particularidades de contextos socioculturais e seus impactos no desenvolvimento infantil. Para analisar essas metas em mães e pais e sua relação com a valorização da autonomia ou da relação, realizou-se um estudo exploratório em que foram entrevistadas 60 duplas mãe-pai de filhos com até três anos, residentes na cidade do Rio de Janeiro. As respostas das entrevistas foram analisadas por uma técnica de análise de conteúdo e, posteriormente, foram calculadas frequências de evocações para as categorias identificadas e empregados procedimentos estatísticos descritivos e testes de associação entre grupos. Os resultados indicaram que as características emocionais desejadas por mães e pais para os filhos quandoadultos sinalizavam valorização da autonomia, independência e autoconfiança emocional, com as condições para o seu desenvolvimento estando principalmente centradas no contexto. A atuação parental prevalente foi a de educar/orientar para o desenvolvimento das metas emocionais que estabeleceram. Não foram encontradas diferenças significativas entre mães e pais, nem entre mães-pais de meninos e meninas quanto a quaisquer dos aspectos investigados. Sugere-se novos estudos abarcando distintas configurações familiares, com participantes de variados níveis de escolaridade e em outros contextos socioculturais.

Published

2019-12-03

How to Cite

Mendes, D. M. L. F., Sant’Anna, J. L., & Ramos, D. de O. (2019). Metas Parentais de Socialização sobre Emoções: Um Estudo Exploratório. Studies and Research in Psychology, 19(3), 686–703. https://doi.org/10.12957/epp.2019.46910

Issue

Section

Developmental Psychology