O papel ativo da criança em situações lúdicas na Educação Infantil

Authors

  • Eloína Ariana Ribeiro Damasceno Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF
  • Melina de Carvalho Pereira Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2018.38811

Keywords:

crianças, brincadeiras, educação infantil

Abstract

Este estudo investigou o papel ativo da criança na Educação Infantil em interações lúdicas com pares de idade e situações lúdicas, dirigidas pelo educador. Parte-se de uma compreensão sociointeracionista do desenvolvimento e da brincadeira como contexto relevante para a observação do comportamento infantil (Carvalho, Pedrosa & Rossetti-Ferreira, 2012). Foram utilizadas videogravações, com crianças de 2 a 4 anos e os respectivos educadores em suas salas de aula, em dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) da cidade do Recife. Por meio de uma análise microgenética dos dados, observou-se a capacidade das crianças para se adaptar ativamente a situações e extrapolar o uso convencional de objetos, criando brincadeiras através do material disponibilizado pelo adulto, sendo flexíveis aos fatos ocorridos e até mesmo aos acontecimentos espontâneos. Percebeu-se que os pequenos exercitam seu papel ativo ao subverter a ordem da brincadeira, dos objetos e também a disposição dos equipamentos da sala, trazendo elementos presentes no seu cotidiano de forma criativa. Destaca-se a necessidade de se pensar em metodologias que enfatizem os pontos de vista da criança, considerando-a como construtora ativa de significações.

Published

2018-12-31

How to Cite

Silva, E. A. R. D., & Pereira, M. de C. (2018). O papel ativo da criança em situações lúdicas na Educação Infantil. Studies and Research in Psychology, 18(2), 532–549. https://doi.org/10.12957/epp.2018.38811

Issue

Section

Developmental Psychology