Estresse e Estratégias de Enfrentamento de Gestores de Saúde
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2018.38809Keywords:
enfrentamento, estresse ocupacional, gestor de saúdeAbstract
A pesquisa teve como objetivo identificar as estratégias de enfrentamento do estresse, utilizadas pelos gestores dos programas de atenção à saúde do município de Aracaju. Foi adotada a abordagem qualitativa, com delineamento transversal e, para coleta de dados, foi utilizado questionário sócio demográfico e entrevistas narrativas. A análise e interpretação dos dados foram realizadas a luz da Análise Textual Discursiva. Sobre as consequências do estresse vivenciado, os impactos foram identificados no contexto do trabalho e na vida pessoal. Já com relação às estratégias de enfrentamento, foi constatada a utilização maior de recursos disponíveis no âmbito pessoal do que aqueles voltados à origem do problema. Como principal proposta, foi colocada a criação de um programa de competências sociais, voltado para os gestores em saúde.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
COPYRIGHT:
Studies and Research in Psychology automatically holds the copyright deriving from the publication of the works. The full or partial reproduction of each text (over 500 words of the original text) must be requested in writing to the Editor.
Studies and Research in Psychology Journal is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs.
Permissions beyond the scope of this license might be available at http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ revispsi/.