Linguagem, Funções Executivas e Técnicas de Mapeamento Cerebral nos Primeiros Anos de Vida: Uma Revisão

Authors

  • Maria Clara Veloso de Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio
  • Luciana Fontes Pessôa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio
  • Heloisa Veiga Dias Alves Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2018.38124

Keywords:

linguagem, função executiva, desenvolvimento, EEG

Abstract

Atualmente, diversas técnicas estão disponíveis para o estudo do ser humano e seu funcionamento. No que diz respeito ao funcionamento cerebral, técnicas de mapeamento cerebral como a eletroencefalografia (EEG), entre outras, nos oferecem insights importantes acerca das habilidades cognitivas, a forma na qual estas se manifestam a nível orgânico, não somente comportamental, e ainda como estas se desenvolvem ao longo da vida do indivíduo. Duas habilidades, amplamente estudadas em indivíduos adultos, mas ainda pouco exploradas na faixa etária mais jovem e, principalmente, em crianças, nos seus primeiros estágios do desenvolvimento, compreendem a linguagem e as funções executivas através das técnicas de mapeamento cerebral. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica referente aos estudos que investigam os estágios iniciais de desenvolvimento destas funções, utilizando-se também do recurso da eletroencefalografia, apontando os benefícios dessas investigações para a área do desenvolvimento infantil. Apesar de ser um tema relevante para a Psicologia do Desenvolvimento, não foram identificados trabalhos, na literatura científica nacional, correlacionando estes três aspectos. Sugere-se a realização e publicação de estudos nacionais visando à adaptação e validação de instrumentos direcionados às etapas iniciais do desenvolvimento no ciclo vital.

Published

2018-12-20

How to Cite

Oliveira, M. C. V. de, Pessôa, L. F., & Alves, H. V. D. (2018). Linguagem, Funções Executivas e Técnicas de Mapeamento Cerebral nos Primeiros Anos de Vida: Uma Revisão. Studies and Research in Psychology, 18(1), 341–360. https://doi.org/10.12957/epp.2018.38124

Issue

Section

Developmental Psychology