Discutindo a indisciplina, a violência e o bullying na instituição escolar
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2016.29163Keywords:
indisciplina escolar, bullying, judicialização, medicalizaçãoAbstract
Neste ensaio, procuramos apontar de que maneira a indisciplina, a violência escolar e o bullying vêm sendo enfocados na contemporaneidade. Mostramos também que a medicalização e a judicialização da vida são práticas que, além de ganharem maior visibilidade na sociedade, marcam forte presença no ambiente escolar. As redes de cuidado no ensino vêm priorizando tanto a medicalização como o tratamento dos alunos na condição de vítimas e de agressores. Concluímos evidenciando os seguintes pontos: (i) desinvestimento nas análises da (in)disciplina como efeito de um modo de organização das práticas escolares e nas mudanças do contexto educacional;(ii) enaltecimento do conceito de bullying; (iii) e implicação de profissionais da área de segurança no processo.Published
How to Cite
Issue
Section
License
COPYRIGHT:
Studies and Research in Psychology automatically holds the copyright deriving from the publication of the works. The full or partial reproduction of each text (over 500 words of the original text) must be requested in writing to the Editor.
Studies and Research in Psychology Journal is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs.
Permissions beyond the scope of this license might be available at http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ revispsi/.