Comparações entre práticas educativas de professores, habilidades sociais e problemas de comportamento de alunos

Authors

  • Marília Mariano Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP
  • Alessandra Turini Bolsoni-Silva Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2016.24836

Keywords:

Práticas educativas, habilidades sociais, problemas de comportamento

Abstract

As interações sociais que ocorrem no ambiente escolar podem favorecer ou prejudicar o desenvolvimento acadêmico e comportamental. Objetivou-se neste estudo comparar práticas educativas de professores e comportamentos infantis, de crianças diferenciadas por indicadores diagnósticos de problemas de comportamento (grupos clínicos e não clínicos para problemas de comportamento), pela escolaridade (pré-escolares e escolares) e sexo. A amostra foi composta por 283 crianças e seus professores da rede pública de ensino, que responderam questionários e entrevista semiestruturada. Foram conduzidas análises estatísticas: testes t de Student e Qui-quadrado. Notou-se que professores tendem a ser menos habilidosos e mais punitivos com meninos, escolares, e crianças clínicas para problemas de comportamento. Meninas e crianças não clínicas para problemas de comportamento apresentam maiores médias de habilidades sociais e menores escores de problemas comportamentais.

Published

2016-07-21

How to Cite

Mariano, M., & Bolsoni-Silva, A. T. (2016). Comparações entre práticas educativas de professores, habilidades sociais e problemas de comportamento de alunos. Studies and Research in Psychology, 16(1), 140–160. https://doi.org/10.12957/epp.2016.24836

Issue

Section

Developmental Psychology