Falando de Morte com o Adolescente

Authors

  • Cláudia Fernanda Rodriguez Universidade de São Paulo - USP
  • Maria Julia Kovács Universidade de São Paulo - USP

Keywords:

Adolescente, morte, comunicação, comportamentos autodestrutivos

Abstract

A adolescência é um período de risco para mortes inesperadas. O objetivo deste estudo foi verificar a relação entre o tema da morte e a educação utilizando o vídeo “Falando de Morte com o Adolescente” (KOVÁCS; ESSLINGER;, BROMBERG; VAICIUNAS; MARQUES, 1999), enfocando o tema do limite entre o prazer e a autodestruição. Objetivou-se criar espaços de comunicação entre adolescentes e educadores sobre a morte. Utilizando questionários, procurou-se verificar se o vídeo abordava o tema de maneira adequada para os jovens. Participaram 16 profissionais e 48 adolescentes de duas escolas da cidade de São Paulo. Na opinião dos adolescentes, o vídeo favoreceu a reflexão, entretanto esperavam um filme com cenas mais chocantes e reais. Sugeriram a inclusão de temas sobre como enfrentar a morte e não tanto como esta pode ser provocada. Alguns profissionais demonstraram receio que certas cenas do vídeo estimulassem atos autodestrutivos, diferentemente dos jovens.

Published

2005-06-01

How to Cite

Rodriguez, C. F., & Kovács, M. J. (2005). Falando de Morte com o Adolescente. Studies and Research in Psychology, 5(1), 127–143. Retrieved from https://www.e-publicacoes.uerj.br/revispsi/article/view/11161