Reflexões Sobre a Ética do Cuidado em Saúde: Desafios para a Atenção Psicossocial no Brasil
Keywords:
Saúde mental, modelo assistencial, acolhimento, ética, reforma psiquiátricaAbstract
Os modelos de atenção em saúde coletiva e de saúde mental que vêm sendo implementados a partir das propostas da Reforma Sanitária e Psiquiátrica no Brasil fizeram emergir novas concepções acerca dos processos de saúde/doença, impactando a abordagem do sofrimento psíquico, no plano teórico-assistencial, principalmente na relação “entre aquele que cuida e aquele que é cuidado”. Este trabalho tem por objetivo discorrer sobre alguns impasses que se apresentam como desafios à construção de uma ética do cuidado em saúde mental, tendo como eixo norteador o acolhimento. Na análise são consideradas as noções de escuta ampliada, o conceito de vínculo e de responsabilização da equipe para com o usuário e para com o território de referência.Published
How to Cite
Issue
Section
License
COPYRIGHT:
Studies and Research in Psychology automatically holds the copyright deriving from the publication of the works. The full or partial reproduction of each text (over 500 words of the original text) must be requested in writing to the Editor.
Studies and Research in Psychology Journal is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs.
Permissions beyond the scope of this license might be available at http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ revispsi/.