Burnout: por que sofrem os professores?

Authors

  • Maria Emília Pereira da Silva UERJ

Keywords:

Sofrimento, Professor, condições de trabalho

Abstract

Uma síndrome se instala no mundo do trabalho docente: o burnout, que significa perda de energia, desistência. Síndrome que não representa uma ameaça apenas à saúde do professor, mas à saúde dos demais trabalhadores e da sociedade como um todo. O artigo inicia com uma análise do trabalho docente em uma escola pública municipal. Discute a seguir o caráter não-material do trabalho docente e o sofrimento do professor, face aos mecanismos de organização e gestão do trabalho característicos do atual regime de acumulação flexível do capital. São abordadas causas e manifestações do burnout nos trabalhadores, e nos professores, em particular. Ao final, duas pesquisas são apresentadas, retratando o crescente aumento da síndrome e sua relação com as condições de trabalho dos docentes. É objetivo do artigo contribuir no debate sobre a organização do trabalho do professor e sua disposição de luta contra o atual modelo econômico e político hegemônico.

Published

2006-06-01

How to Cite

Silva, M. E. P. da. (2006). Burnout: por que sofrem os professores?. Studies and Research in Psychology, 6(1), 89–98. Retrieved from https://www.e-publicacoes.uerj.br/revispsi/article/view/11084

Issue

Section

Temática: Trabalho Docente