Diferentes concepções da infância e adolescência: a importância da historicidade para sua construção

Authors

  • Ana Maria Monte Coelho Frota Universidade Federal do Ceará - UFC

Keywords:

Infância, Adolescência, Modernidade, Pós-modernidade, Desenvolvimento humano

Abstract

Este artigo discute diferentes concepções de infância e adolescência. Evidencia o contexto no qual essas concepções se formaram e como vêm sendo apresentadas como verdades teóricas na contemporaneidade. Partimos do princípio de que tais concepções vêm mudando no ocidente, nos permitindo ver que as transformações deixam clara a tessitura histórica na qual elas são construídas. Mostramos que, contrapondo-se à perspectiva moderna de infância e adolescência, a pós-modernidade aponta para uma nova concepção, que abre espaço para a multiplicidade e parcialidade de representações destas faixas desenvolvimentais.

Published

2007-04-01

How to Cite

Frota, A. M. M. C. (2007). Diferentes concepções da infância e adolescência: a importância da historicidade para sua construção. Studies and Research in Psychology, 7(1), 147–160. Retrieved from https://www.e-publicacoes.uerj.br/revispsi/article/view/10956