Hipercidades, consumo e habitação: da necessidade de habitar ao desejo de morar

Authors

  • Jorge Coelho Soares UERJ
  • Gisela Verri de Santana UERJ

Keywords:

Hipercidades, Consumo, Habitação, Mercado Imobiliário

Abstract

Neste artigo, a cidade, em um contexto hipermoderno, é vista como principal ator social. O processo de urbanização e a questão do consumo estarão em foco, sobretudo no que se refere ao mercado e a indústria imobiliária, enquanto parte do sistema capitalista. A competitividade entre empresas do setor está presente na busca por novos nichos de mercado e na crescente concorrência entre grandes e pequenas empresas de incorporação, que disputam lugares, regiões e “conceitos” de novos tipos, modos e estilos de morar, refletidos nas propagandas. Na outra ponta desta relação, o consumidor como sujeito urbano, inserido em um universo fragmentado que, no caso do Brasil, devido a um conjunto de fatores, tem a moradia como sonho, ideal e meta de vida, como um símbolo de seu sucesso e distinção social, que se expressa através da localização da habitação e do estilo de morar.

Published

2007-08-01

How to Cite

Soares, J. C., & Santana, G. V. de. (2007). Hipercidades, consumo e habitação: da necessidade de habitar ao desejo de morar. Studies and Research in Psychology, 7(2), 271–281. Retrieved from https://www.e-publicacoes.uerj.br/revispsi/article/view/10924