Algumas considerações sobre o letramento e o desenvolvimento metalingüístico e suas implicações educacionais

Authors

  • Márcia Elia da Mota Universidade Federal de Juiz de Fora

Keywords:

Alfabetização, Letramento, Consciência metalingüística

Abstract

As discussões sobre as práticas de ensino da língua escrita têm polarizado o debate entre aqueles que defendem a volta de um ensino mais diretivo da escrita, enfatizando as correspondências entre letra e som (decodificação), e aqueles que defendem práticas que valorizam o letramento. Os últimos acreditam que o ensino com base na decodificação acaba por desinteressar a criança da leitura, pois, por ser a leitura uma aquisição cultural, não pode ser dissociada de seus usos e funções. O presente trabalho faz uma revisão crítica das duas posições teóricas e propõe que a alfabetização seja vista em todos os seus aspectos, sejam eles cognitivos, afetivos e sociais.

Published

2007-12-01

How to Cite

Mota, M. E. da. (2007). Algumas considerações sobre o letramento e o desenvolvimento metalingüístico e suas implicações educacionais. Studies and Research in Psychology, 7(3), 477–489. Retrieved from https://www.e-publicacoes.uerj.br/revispsi/article/view/10875