Intervenção sobre intervenção: sobre a transferência em um trabalho social
Keywords:
Intervenção, Pobreza, Caráter, Reinserção familiar, PsicanáliseAbstract
Este trabalho visa a refletir sobre a relação de trabalho estabelecida entre a família assistida pelo Projeto de Reinserção Familiar (PRF), junto à Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), e a equipe técnica de um dispositivo de atenção diária para pessoas com deficiência. Será feita uma exposição da nossa intervenção sobre a intervenção da referida equipe. O PRF destina-se a crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais institucionalizados, realizando um acompanhamento psicossocial sistemático aos familiares dos mesmos, mediante visitas domiciliares e contatos de rede, que residem em comunidades carentes do estado do Rio de Janeiro. Um caso será relatado à luz da nossa linha de pesquisa, intitulada A pobreza como direito à exceção. O texto Intervenção sobre a transferência, do psicanalista Jacques Lacan, será utilizado para explicitar as peculiaridades de uma intervenção de orientação psicanalítica em oposição a uma intervenção de cunho assistencialista. Ademais, utilizar-se-á a discussão que o sociólogo francês Serge Paugam propõe no texto A desqualificação social, no intuito de ressaltar as principais diferenças entre a intervenção realizada por uma equipe de trabalhadores sociais e a nossa intervenção, calcada na interpretação psicanalítica, não só junto à família assistida como junto a esta equipe.Published
How to Cite
Issue
Section
License
COPYRIGHT:
Studies and Research in Psychology automatically holds the copyright deriving from the publication of the works. The full or partial reproduction of each text (over 500 words of the original text) must be requested in writing to the Editor.
Studies and Research in Psychology Journal is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs.
Permissions beyond the scope of this license might be available at http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ revispsi/.