A Competência Social de Professores segundo Mães e Pais por Ciclo do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2022.70270Keywords:
competência social de professores, habilidades sociais educativas, organização de atividades acadêmicas, condução de atividades acadêmicas, ensino fundamentalAbstract
A realização deste estudo teve como objetivo identificar as concepções que as mães e os pais do primeiro e do segundo ciclos do Ensino Fundamental têm sobre a Competência Social de professores de escolas públicas e privadas da região do Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo. A partir de entrevistas com 16 mães, pais e responsáveis de filhos matriculados no primeiro e segundo ciclo do Ensino Fundamental, procurou-se descrever as características esperadas desses importantes agentes no processo de formação. Com uma metodologia qualitativa de análise dos discursos, a partir de um corpus criado com as entrevistas, as discussões em grupo foram aprofundadas para conceitualizar e caracterizar, segundo a visão das mães e pais, um professor competente socialmente. Pelos dados coletados, os pais valorizam especialmente a dimensão relacional, que deve ser complementar com o domínio técnico. Destaca-se nos dados coletados das mães e pais do primeiro ciclo que seus filhos não possuem maturidade suficiente para auto avaliação e determinação de temas para serem discutidos em sala, diferentemente dos pais do segundo ciclo, que imaginam um cenário ideal com o desenvolvimento dessas atividades.Downloads
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