MAQUIAVELISMO: UM CONSTRUTO PSICOLÓGICO
Keywords:
Maquiavelismo, meninos de ruaAbstract
As idéias de Nicolau Maquiavel, discutidas em O Príncipe (1513), influenciaram decisivamente na iniciativa de Christie e Geis (1970) de desenvolverem um instrumento capaz de avaliar a personalidade maquiavélica. Este estudo investiga o Maquiavelismo, conforme definido por estes autores e outros, como Braginsky (1970) e Touhey (1977). Participaram deste estudo 10 meninos de rua, sem referência familiar formal; 20 meninos trabalhadores, que utilizam a rua como fonte principal ou secundária de geração de renda; 20 alunos de escola pública e 20 alunos de escola particular com idades entre 11 e 17 anos. O método consistiu na aplicação da escala Kiddie Mach, desenvolvida por Nachamie (1970). Os resultados indicaram que os grupos de meninos de rua e meninos trabalhadores constituem grupo menos maquiavélico do que o grupo da escola particular, no que se refere à visão de mundo. Por outro lado, o grupo de meninos de rua demonstrou ser mais maquiavélico do que o grupo da escola particular no que se refere às táticas para atuar no mundo.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
COPYRIGHT:
Studies and Research in Psychology automatically holds the copyright deriving from the publication of the works. The full or partial reproduction of each text (over 500 words of the original text) must be requested in writing to the Editor.
Studies and Research in Psychology Journal is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs.
Permissions beyond the scope of this license might be available at http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ revispsi/.