A brincadeira e suas implicações nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento

Autores

  • Scheila Tatiana Duarte Cordazzo Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Mauro Luís Vieira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Palavras-chave:

Brincadeira, Aprendizagem, Desenvolvimento

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir as contribuições que a brincadeira pode oferecer à aprendizagem e ao desenvolvimento infantil. Para tanto, primeiramente é feita uma discussão sobre a utilização das definições dos termos brinquedo, brincadeira e jogo. A brincadeira é vista na literatura como um recurso que pode estimular o desenvolvimento infantil e proporcionar meios facilitadores para a aprendizagem escolar. O que se pode concluir é que, utilizar a brincadeira como um recurso escolar é aproveitar uma motivação própria das crianças para tornar a aprendizagem mais atraente. Entretanto, o meio escolar encontra dificuldades que impedem a utilização do recurso da brincadeira como um facilitador para a aprendizagem.

Downloads

Publicado

01-04-2007

Como Citar

Cordazzo, S. T. D., & Vieira, M. L. (2007). A brincadeira e suas implicações nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 7(1), 92–104. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revispsi/article/view/10951