Discriminações na Educação Superior: Vivências de Docentes e Estudantes de uma Instituição Pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2025.85202

Palavras-chave:

ensino superior, discriminação social, estudantes universitários, professores

Resumo

O perfil dos estudantes da Educação Superior mudou a partir das políticas que ampliaram o acesso de pobres, pretos, quilombolas e com deficiência. Considerando a herança elitista deste nível de ensino e os desafios da sua democratização, temos como objetivo compreender os processos de discriminação vivenciados por docentes e estudantes da Educação Superior de um Instituto Federal do Nordeste brasileiro. Participaram da pesquisa 60 docentes, 211 estudantes e 5 gestores em uma metodologia mista. A fase quantitativa utilizou um questionário online, analisado pelo software Statistical Product and Service Solutions 21.0, e na fase qualitativa foram realizados grupos focais e diários de campo, analisados pela hermenêutica crítica, com o suporte do software Atlas.ti. Os resultados indicaram que 70% dos docentes e 88,6% dos estudantes passaram por discriminação, decorrente do nível econômico, da imagem corporal e do gênero,  principalmente  casos de assédio, marcados pelo silêncio e vergonha. A cor/raça como motivo de discriminação foi pouco referida, apesar do grande número de pardos entre os participantes, invisibilizando o seu impacto na subjetividade. Destacamos a necessidade de uma política de formação docente continuada para a Educação Superior que promova o letramento em Direitos Humanos, contribuindo para o enfrentamento das desigualdades e opressões.

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Publicado

03-10-2025

Como Citar

Alves Sobreira Carvalho, M. A., & Morais Ximenes, V. (2025). Discriminações na Educação Superior: Vivências de Docentes e Estudantes de uma Instituição Pública. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 25. https://doi.org/10.12957/epp.2025.85202

Edição

Seção

Psicologia Social