A Construção da Subjetividade Estudantil: Um Caminho para a Participação da Criança na Escola?
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2024.84503Palavras-chave:
infância, participação, resistência, escolaResumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre a construção da subjetividade estudantil que, embora conformada por demandas sociais específicas, institui-se por meio de um processo complexo que inclui os embates geracionais - se levarmos em consideração que a sociedade ocidental é adultocentricamente estruturada e que o projeto escolar é produzido pelos mais velhos. Atentando-se para a complexidade que envolve esse processo, busca-se compreender quais brechas as crianças encontram, ao desempenhar o papel de estudante, para transformar aquilo que recebem e quais caminhos são potencializados para a sua participação. Partiu-se de um referencial teórico fundamentado no campo dos estudos da infância e estudos sociais em suas vertentes críticas. Ainda, foi utilizada a análise de uma pesquisa de campo realizada com 31 crianças matriculadas no 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública situada na Zona Norte do município do Rio de Janeiro; especificamente, durante a construção de sete livros. Entrecruzando ficção e realidade, as crianças dão pistas sobre as experiências de ser criança e estudante e projetam seus anseios para a escola e para o papel que nela ocupam. Questões singulares reivindicam espaço nos seus livros, informando-nos que esses são aspectos importantes para a produção da subjetividade estudantil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.