A Construção da Subjetividade Estudantil: Um Caminho para a Participação da Criança na Escola?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2024.84503

Palavras-chave:

infância, participação, resistência, escola

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre a construção da subjetividade estudantil que, embora conformada por demandas sociais específicas, institui-se por meio de um processo complexo que inclui os embates geracionais - se levarmos em consideração que a sociedade ocidental é adultocentricamente estruturada e que o projeto escolar é produzido pelos mais velhos. Atentando-se para a complexidade que envolve esse processo, busca-se compreender quais brechas as crianças encontram, ao desempenhar o papel de estudante, para transformar aquilo que recebem e quais caminhos são potencializados para a sua participação. Partiu-se de um referencial teórico fundamentado no campo dos estudos da infância e estudos sociais em suas vertentes críticas. Ainda, foi utilizada a análise de uma pesquisa de campo realizada com 31 crianças matriculadas no 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública situada na Zona Norte do município do Rio de Janeiro; especificamente, durante a construção de sete livros. Entrecruzando ficção e realidade, as crianças dão pistas sobre as experiências de ser criança e estudante e projetam seus anseios para a escola e para o papel que nela ocupam. Questões singulares reivindicam espaço nos seus livros, informando-nos que esses são aspectos importantes para a produção da subjetividade estudantil.

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Publicado

19-12-2024

Como Citar

Seixas Silva, C. F. (2024). A Construção da Subjetividade Estudantil: Um Caminho para a Participação da Criança na Escola?. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 24. https://doi.org/10.12957/epp.2024.84503

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento