Compaixão e Empatia: Emocionalização no Sistema Penal Juvenil Uruguaio
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2024.83973Palavras-chave:
emoções, práticas psi, sistema penal juvenil uruguaioResumo
Neste artigo, abordamos a dimensão moral do Estado para analisar as práticas psi no Sistema Penal Juvenil Uruguaio. Analisamos os processos de responsabilização adolescente por meio de duas categorias analíticas centrais que constroem a emocionalização da sociedade. Utilizamos os dados construídos em um estudo de caso com abordagem etnográfica desenvolvido em centros que implementam medidas judiciais privativas de liberdade (2016-2020). Realizamos análise temática de conteúdo de 8 registros móveis onde as equipes técnicas documentam seus conhecimentos especializados sobre os adolescentes, bem como seus objetivos de intervenção. Os resultados mostram como a responsabilização ocorre como um processo temporal, no qual a compaixão circula para explicar a delinquência em termos de culpa familiar e trauma, e a empatia é proposta como um sentimento que deveria surgir como sinal de uma intervenção adequada e auspiciosa para um futuro e um processo de desistência. A análise das emoções é uma dimensão fundamental para entender as formas de governo e punição que operam no Sistema Penal Juvenil Uruguaio. A principal limitação do estudo está nas dificuldades de acesso a informações e pesquisas em espaços de confinamento e na especificidade do material de análise utilizado, o registro móvel.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.