Psicologia Crítica do Trabalho na Socioeducação: Atuações Possíveis em Contexto de Privação de Liberdade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2024.83858

Palavras-chave:

psicologia, trabalho, saúde mental, técnicas psicológicas, saúde ocupacional

Resumo

A partir da constatação de casos de adoecimento e demanda por cura, este artigo apresenta uma proposta de atuação de Psicologia Crítica do Trabalho voltada aos trabalhadores do sistema socioeducativo, construída com base em uma pesquisa-intervenção realizada em um Centro de Socioeducação de privação de liberdade. Participaram da pesquisa gestores estaduais e 128 trabalhadores. A coleta de informações contemplou entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental e observação participante. Os resultados indicam que: i) as condições de trabalho estão precarizadas, o ambiente é marcado por contradições e tensões, as ações da gestão são insuficientes, há sofrimento e adoecimento relacionados ao trabalho; ii) os referenciais teóricos interdisciplinares críticos favorecem uma Psicologia Crítica do Trabalho no âmbito da saúde do trabalhador; iii) coletivamente, constituíram-se os dispositivos de intervenção que favorecem a circulação da palavra, os cortes que fazem pensar e a elaboração coletiva para transformações do contexto de trabalho e da socioeducação enquanto política pública.

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Publicado

18-12-2024

Como Citar

Walger, C. de S., Wotekoski, C. G., Brüning, C., & Schmitt Ragnini, E. C. (2024). Psicologia Crítica do Trabalho na Socioeducação: Atuações Possíveis em Contexto de Privação de Liberdade. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 24. https://doi.org/10.12957/epp.2024.83858

Edição

Seção

Dossiê Práticas Psi em espaços de privação e restrição de liberdade