O método vivencial no campo das Habilidades Sociais: construção histórico-conceitual e sua aplicação

Autores

  • Talita Pereira Dias Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Paula Almeida de Oliveira Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Maria Luiza Pontes de França Freitas Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2011.8385

Palavras-chave:

Habilidades sociais, Método Vivencial, História, Aplicação

Resumo

O Treinamento de Habilidades Sociais (THS) constitui um campo teórico-prático de conhecimento acerca do desempenho social. Além disso, é composto por diferentes abordagens teóricas e técnicas de intervenção nelas fundamentadas. Dentre os diferentes métodos utilizados no treinamento destaca-se o método vivencial, foco deste trabalho que tem como objetivo apresentar o processo de construção dessemétodo, em termos teóricos e práticos, bem como em termos de sua concepção e utilização na atualidade. Propõe-se também realizar uma análise crítica pertinente a sistematização das vivências e ampliação do emprego das mesmas favorecendo o aprimoramento do método vivencial. Com base nas análises realizadas, pode-se supor que o método vivencial tende a se ampliar tanto na aplicação por profissionais da Psicologia e áreas afins, bem como em termos de sistematização do conhecimento produzido.

Downloads

Publicado

01-08-2011

Como Citar

Dias, T. P., Oliveira, P. A. de, & Freitas, M. L. P. de F. (2011). O método vivencial no campo das Habilidades Sociais: construção histórico-conceitual e sua aplicação. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 11(2), 472–487. https://doi.org/10.12957/epp.2011.8385