Projeto de Vida, Dispositivo de Racialidade e Prática Antirracista: Relato de Experiência Profissional na Socioeducação
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2024.83501Palavras-chave:
racismo, socioeducação, adolescente em conflito com a lei, dispositivo de racialidadeResumo
O presente artigo é um relato de experiência cujo objetivo é apresentar um processo de construção profissional que busca tornar-se antirracista e que se organiza na construção de projetos de vida. A super-representação da população negra em instituições socioeducativas restritivas da liberdade dá-se em virtude de um aparelhamento do dispositivo da racialidade que condiciona precariedades e tem impactos sobre a subjetividade desses adolescentes. Nesse sentido, as estratégias de construção do projeto de vida precisam construir resistência aos processos incidentes do racismo estrutural brasileiro. O presente artigo, portanto, apresenta estratégias de atuação fruto das reflexões e implicações de um psicólogo negro no contexto socioeducativo, o qual busca contemplar a realidade racial na construção do seu fazer. Assim, consideramos como fundamental aos profissionais construir propostas que resgatem a natureza cognoscente da população atendida, bem como favoreça o contato com a própria ancestralidade e recursos comunitários que promovam uma relocalização na própria família, comunidade e sociedade.
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