As Emoções no Bilinguismo: Enfoque na Identidade Bilíngue no Processo Terapêutico
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2025.82632Palavras-chave:
bilinguismo, identidade social, psicoterapia, emoçõesResumo
No bilinguismo percebe-se diferenças nas dinâmicas que se estabelecem nas relações sociais e na própria identidade. Ao considerar que cada idioma falado pode produzir traços identitários diferentes, resultando em formas de expressão verbal diversas, verifica-se que há potencial psicoterapêutico no uso do bilinguismo como recurso. Este estudo tem como objetivo verificar como o bilinguismo e a experiência emocional vinculada a esse fenômeno se apresenta na vida das pessoas e como interfere tanto na identidade do sujeito quanto na forma de expressão de suas emoções. Utilizou-se um questionário respondido por 130 pessoas (f = 102; m = 28), com média de 24,67 anos (dp = 8,66). Foi feita uma análise de dados quantitativa descritiva e uma análise temática das respostas. A maioria dos participantes afirmou sentir modificações na sua identidade falando em outro idioma. Reconhecem o bilinguismo na terapia como sendo vantajoso, porque existem palavras em outro idioma que podem expressar melhor os sentimentos e possibilitam um distanciamento emocional que pode ajudar a falar de temas difíceis. Discute-se que o bilinguismo pode ser um importante recurso terapêutico, apesar de ser raramente explorado durante a psicoterapia pelo desconhecimento desse recurso por parte do psicoterapeuta e pacientes.
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