Apontamentos Históricos do Conceito de Esquizofrenia em Escritos de Vigotski (1930-1934)
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2023.79282Palavras-chave:
Vigotski, esquizofrenia, psicologiaResumo
Este artigo descreve os indícios históricos de proposições teóricas vigotskianas sobre o conceito de esquizofrenia, as quais são, comumente, apresentadas por meio de estudos de seus sintomas com intuito primordial de teorizar sobre a estrutura e funcionamento da consciência em seu desenvolvimento normal. A coleta de dados da descrição foi realizada, em 2020, em diversas plataformas de publicação de artigos e de livros em fonte secundária, com os descritores "esquizofrenia" e "Vigotski", bem como de recentes escritos divulgados e traduzidos do autor, em fontes primárias. Os resultados indicam que os sintomas da esquizofrenia são decorrentes da desintegração do pensamento por conceitos que, por conseguinte, interferem de maneira deletéria na afetividade e consciência da realidade; que, na adolescência, o pensamento conceitual, em sua estrutura, apresenta o anterior superado; que o desenvolvimento é a chave para entender os processos patológicos, os processos de dissociação das sínteses, das unidades superiores. Conclui-se que as contribuições vigotskianas sobre a esquizofrenia apontam para a interdependência da formação e da deformação das funções psicológicas superiores, especialmente na adolescência.
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