Questionário Sobre o Jeitinho Brasileiro: Proposta de uma Versão Infantil (QJB-INF)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2023.79270

Palavras-chave:

Brasil, infância, criatividade, comportamento antissocial

Resumo

O jeitinho brasileiro é uma estratégia social que visa a resolução de problemas por negociações. Não obstante a relevância do desenvolvimento dessa habilidade desde a infância, há carência de instrumentos de avaliação para crianças. O objetivo deste estudo foi adaptar o Questionário sobre o jeitinho brasileiro - Versão individual para o âmbito infantil, apresentando evidências de validade e precisão. Inicialmente, contou-se com uma amostra de 131 participantes. Contudo, procurando acessar predominantemente crianças, excluíram-se, por apresentarem idades superiores a 13 anos, oito participantes. Assim, o estudo contemplou uma amostra de 123 crianças, maioria menina (61,2%), com idade média de 10,5 anos (DP = 1.78), distribuídas do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental, sendo: 7,4% do 1º e do 2º ano; 39,9%, do 3º e do 4º ano; 37,4%, do 5º e do 6º ano; e 15,4% do 7º ano. Após a realização de análises fatoriais exploratórias, os resultados indicaram ser coerente uma estrutura composta por dois fatores, cujos itens representam conteúdos relacionados à compreensão do jeitinho por comportamentos antissociais (11 itens) e criatividade (5 itens). Conjuntamente, esses fatores explicaram 37,5% da variância e apresentaram consistência interna considerada satisfatória, promovendo uma medida útil para pesquisas e avaliação do construto com amostras infantis.

Downloads

Publicado

23-10-2023

Como Citar

Sousa, M., Santos, W., Gusmão, E., & Sousa, S. (2023). Questionário Sobre o Jeitinho Brasileiro: Proposta de uma Versão Infantil (QJB-INF). Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 23(3), 936–952. https://doi.org/10.12957/epp.2023.79270

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento