AVALIANDO A DOMINÂNCIA E A ARGUMENTAÇÃO EM APRENDIZAGEM POR INTERAÇÃO
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi estudar como se manifesta a dominância-complacência em duplas, quando submetidas a um processo de intervenção por conflito sócio-cognitivo em interações continuadas. Participaram da intervenção 32 sujeitos pré-escolares, não-operatórios em conservação de comprimento. Realizaram-se três sessões experimentais de conservação de comprimento por dupla, cada uma delas contendo seis situações de conflito. Os dados sugeriram que as dominância e complacência puras são bem menos freqüentes em situações de interação continuada, do que foram encontradas na literatura. Analisando as condutas das duplas observaram-se quatro tipos de comportamento: complacência, com tendência à complacência, com tendência à dominância e dominância. A dominância não pareceu ter se dado em razão da utilização de argumentos operatórios.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.