Relato de Experiência: Intervenções em Psicologia Escolar na Educação Profissional e Tecnológica na Pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2023.77700

Palabras clave:

covid-19, psicologia escolar, educação profissional e tecnológica

Resumen

A pandemia de Covid-19 evidenciou uma extrema fragilidade das políticas e investimentos para a saúde pública. Com o fechamento das atividades não essenciais como medida de prevenção à proliferação do vírus e o consequente fechamento das escolas, os profissionais que ali trabalham tiveram que se reinventar nas suas formas de atuação e manutenção dos vínculos. Neste cenário, este artigo tem o objetivo de desenvolver reflexões sobre as possibilidades de atuação em psicologia escolar nesse contexto de pandemia e emergência humanitária. Apresenta-se a experiência de trabalho de três psicólogas escolares do Instituto Federal de Brasília, envolvendo atividades de rodas de conversa on-line, pesquisas institucionais e produção de tecnologia educacional. A atuação está pautada nos princípios da psicologia escolar crítica, na prevenção de fatores de risco ao desenvolvimento e na orientação de atuação para contexto de emergência sanitária e humanitária. Destaca-se como resultado do trabalho o impacto positivo de pesquisas institucionais para tomadas de decisões da gestão escolar, o uso de tecnologias digitais como recurso para desenvolvimento de espaços de trabalho do psicólogo na escola e os momentos de acolhimento discente em grupos como espaços potentes para construção de vínculo e suporte aos estudantes, considerando as diversas dimensões do seu desenvolvimento.

Publicado

2023-07-14

Cómo citar

Branco, M. L. C., Costa, L. S., & Pinto, I. S. da R. (2023). Relato de Experiência: Intervenções em Psicologia Escolar na Educação Profissional e Tecnológica na Pandemia. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 23(2), 586–606. https://doi.org/10.12957/epp.2023.77700

Número

Sección

Psicología del Desarrollo