"Ajuda a Não Ficar Louco": Estudo Qualitativo Sobre a Prática de Esportes na Integração Acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2023.77699

Palavras-chave:

prática de esportes, ambiente universitário, integração acadêmica

Resumo

A prática de esportes é associada à formação acadêmica em diversos países, como forma de promover saúde e desenvolver competências pessoais e sociais. Este estudo buscou compreender como os universitários brasileiros percebem a influência das práticas esportivas no seu processo de integração à universidade e em seu desempenho acadêmico. Participaram 260 universitários, provenientes de um grupo maior de participantes de um estudo quantitativo, realizado online, que também apresentava perguntas abertas. As respostas a essas perguntas foram submetidas a uma análise temática. Os estudantes descrevem diferentes formas como a prática de esportes pode contribuir para a obtenção de uma melhor adaptação e desempenho acadêmico (integração e reconhecimento social, manejo do estresse e aprendizagem de competências transversais). Também foram enumeradas dificuldades para conciliar as atividades acadêmicas e esportivas (falta de tempo, incompatibilidade de calendários, cansaço associado à prática esportiva). A partir desses relatos, conclui-se que ainda são necessárias maiores medidas institucionais que estimulem a prática de esportes no ensino superior e que facilitem a sua conciliação com as atividades acadêmicas.

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Publicado

14-07-2023

Como Citar

Corrêa, M. A., & Dias, A. C. G. (2023). "Ajuda a Não Ficar Louco": Estudo Qualitativo Sobre a Prática de Esportes na Integração Acadêmica. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 23(2), 566–585. https://doi.org/10.12957/epp.2023.77699

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento