Psicologia Histórico-Cultural da Arte: Intertextualidade e Relação Autor-obra-público
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2024.77176Palavras-chave:
psicologia e literatura, arte (psicologia), vygotsky, lev semenovich, 1896-1934Resumo
A Psicologia Histórico-cultural da Arte, conforme elaborada por L. S. Vigotski, propõe um método explicativo para o estudo da vivência estética. Com o objetivo de ampliar o campo de investigação metodológica da psicologia da arte, partimos da interposição do conceito vigotskiano de vivência estética com o método de análise de unidades. Além disso, o fenômeno da intertextualidade e as dimensões histórico-culturais são tomados como elementos estruturantes para a investigação e interpretação do material empírico. Com base na premissa vigotskiana de que a vivência estética está articulada com a produção de novos sentidos, as contribuições de Antonio Candido são trazidas considerando o movimento estabelecido entre autor-obra-público, e incorporando as funções total, social e ideológica da literatura. Como contribuição metodológica, propomos que a vivência estética seja investigada, para além da destruição do conteúdo pela forma. Por fim, referendamos à obra como um sistema vivo, ao autor como uma função e ao leitor como um cocriador e, por isso, ativo no processo da vivência estética.
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