Psicologia Histórico-Cultural da Arte: Intertextualidade e Relação Autor-obra-público

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2024.77176

Palavras-chave:

psicologia e literatura, arte (psicologia), vygotsky, lev semenovich, 1896-1934

Resumo

A Psicologia Histórico-cultural da Arte, conforme elaborada por L. S. Vigotski, propõe um método explicativo para o estudo da vivência estética. Com o objetivo de ampliar o campo de investigação metodológica da psicologia da arte, partimos da interposição do conceito vigotskiano de vivência estética com o método de análise de unidades. Além disso, o fenômeno da intertextualidade e as dimensões histórico-culturais são tomados como elementos estruturantes para a investigação e interpretação do material empírico. Com base na premissa vigotskiana de que a vivência estética está articulada com a produção de novos sentidos, as contribuições de Antonio Candido são trazidas considerando o movimento estabelecido entre autor-obra-público, e incorporando as funções total, social e ideológica da literatura. Como contribuição metodológica, propomos que a vivência estética seja investigada, para além da destruição do conteúdo pela forma. Por fim, referendamos à obra como um sistema vivo, ao autor como uma função e ao leitor como um cocriador e, por isso, ativo no processo da vivência estética.

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Publicado

04-10-2024

Como Citar

Rodrigues, J. L. dos S., Vecchia, M. D., & Marques, P. N. (2024). Psicologia Histórico-Cultural da Arte: Intertextualidade e Relação Autor-obra-público. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 24. https://doi.org/10.12957/epp.2024.77176

Edição

Seção

Psicologia Social