Trabalho Docente no Contexto da Expansão Universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2023.75303

Palavras-chave:

universidade, trabalho docente, condições de trabalho

Resumo

As reformas neoliberais promoveram transformações no ensino superior. Nesse contexto, diversas instituições aderiram ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Isto, contudo, se deu sem as contrapartidas necessárias. O propósito da investigação, assim, foi compreender os impedimentos ao poder de agir de docentes que atuavam em um campus estruturado a partir do REUNI. Adotou-se o referencial da Clínica da Atividade. Participaram do estudo três docentes, duas mulheres e um homem, que atuavam em cursos de graduação e pós-graduação. Em uma perspectiva histórico-desenvolvimentista, foram realizadas entrevistas a partir de imagens que representavam elementos do contexto laboral. Utilizou-se análise construtivo-interpretativa. Dentre os resultados, viu-se intensificação do trabalho promovida pela atuação em cursos de pós-graduação e por atividades invisibilizadas; desprofissionalização associada ao desempenho de atividades alheias ao fazer docente; estrutura física inadequada; carga de trabalho elevada; pressões para o cumprimento de prazos; uso do espaço doméstico para o trabalho; e invasão do tempo livre. Os achados podem nortear ações de promoção da saúde docente e dar balizas para a discussão sobre as melhorias dos contextos de trabalho.

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Publicado

04-05-2023

Como Citar

Pinheiro, F. P. H. A., Santana, A. R., Melo, L. A. de, Rodrigues, C. S. D., Camelo, E., Cunha, E. S., … Alves, J. J. P. (2023). Trabalho Docente no Contexto da Expansão Universitária. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 23(1), 92–114. https://doi.org/10.12957/epp.2023.75303

Edição

Seção

Psicologia Social