Motivações na Transição para a Monoparentalidade Adotiva
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2024.74817Palavras-chave:
adoção, monoparentalidade, motivações, perfilResumo
Este trabalho teve como objetivo investigar as motivações na transição para a monoparentalidade adotiva. Foram entrevistados nove mulheres e três homens, entre 38 e 61 anos, dos extratos socioeconômicos médios da região metropolitana do Rio de Janeiro e de três cidades do sul-sudeste brasileiro. Foi utilizado o método de análise de conteúdo em sua vertente categorial. Para atingir os objetivos deste estudo, foram analisadas duas categorias, usando como referencial teórico as teorias psicanalítica e sistêmica de família: além da infertilidade e motivações para o perfil. Os resultados apontaram que a adoção monoparental foi o meio encontrado para realizar o desejo de ter filho(s) na ausência de um parceiro com quem dividir a parentalidade. Identificações com a história individual do adotante ganharam intensidade e, junto ao desejo de transmitir e de cuidar, motivaram a adoção de crianças com perfis preteridos. Observaram-se identificações envolvendo sentimentos de rejeição, e fantasias de reparação de dívida simbólica, cujos relatos demonstraram um trabalho de reflexão e de conscientização. Concluiu-se que identificações entre perfis preteridos, como o dos adotantes e os das crianças abrigadas, podem constituir motivações para a adoção monoparental, enfatizando-se a relevância de um trabalho de conscientização, favorecendo a adoção.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.