Relato de Experiência de Grupo Terapêutico com Universitários Concluintes em Tempos de Pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2022.70269Palavras-chave:
psicologia histórico-cultural, núcleo de apoio pedagógico, grupo terapêuticoResumo
Este artigo propõe traçar diálogos a partir do relato de experiência da formação de um grupo terapêutico chamado Travessia. A formação do grupo se deu na inserção de estagiárias de Psicologia no Núcleo de Apoio Pedagógico da Universidade Federal de Catalão e teve como participantes estudantes concluintes dos variados cursos da instituição. O Travessia foi organizado com o objetivo de promover um espaço de acolhimento, interação, reflexão e apoio pedagógico para estes estudantes. Orientados pela Psicologia Histórico-Cultural, foi possível considerar as dificuldades, expectativas e desencontros que são vivenciados durante a trajetória na universidade, além de contribuir para o processo formativo da autonomia enquanto discente de graduação. O ensino emergencial remoto, a insegurança quanto ao futuro, seja ele profissional ou acadêmico, a independência financeira e trabalho profissional, e as frustrações relacionadas ao curso escolhido foram algumas das afetações que emergiram durante os encontros semanais. Além disso, pode-se perceber que o formato remoto estabelecido para o grupo trouxe alguns desafios referentes à sua funcionalidade.Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.