A Melancolia como Possibilidade: Fazer do Luto, Luta!
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2024.68078Palavras-chave:
melancolia, pandemia, luto, luta, neoliberalismo.Resumo
O livro “Pandemia e Neoliberalismo: A melancolia contra o novo normal” de Roberto Calazans e Christiane Matozinho, publicado em 2021, surge como um respiro frente a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) e a perspectiva de um novo normal imposto. Isso porque de novo, este velho normal nada apresenta, pelo contrário, tenta rechaçar as formas de se pensar em um novo mundo onde é possível uma vida comum. No decorrer do livro os autores trabalham questões que partem do negacionismo pandêmico, especialmente no contexto brasileiro, e consideram isso como parte de um projeto de extermínio de uma determinada população no Brasil. Além disso, abordam a respeito da epidemia de depressão da qual padece o mundo e sua relação com o modelo econômico neoliberal vigente na atualidade, para então apresentarem a temática central a respeito do novo normal e discutir a melancolia como uma possibilidade de elaboração e eventual criação de novos mundos possíveis.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.