A Atuação do Psicólogo na Gestação de Alto Risco: Uma Revisão Integrativa
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2024.67465Palavras-chave:
período perinatal, psicologia aplicada, psicologia da saúdeResumo
O objetivo desta revisão integrativa foi identificar na literatura publicações referentes à atuação do psicólogo na gestação de alto risco, caracterizar tal atuação e analisar seus principais resultados. As buscas pelas publicações foram realizadas sem data limite, com os descritores "Psycholog*" AND "high risk pregnancy", nas bases de dados EBSCO, PubMed, Embase, PsycInfo, Scopus; e nas bibliotecas virtuais BVS, Periódicos Capes e SciELO, sendo dos 2.452 estudos recuperados, 9 elegíveis. Os estudos selecionados tiveram como amostra gestantes a partir do segundo trimestre de gestação, com importante diversidade de diagnósticos, dentre eles, de maior prevalência o de hipertensão arterial sistêmica. As propostas de intervenção psicológicas foram igualmente diversas, com maior ocorrência aquelas voltadas para o manejo da ansiedade e da depressão; na sua totalidade com melhora dos desfechos clínicos avaliados. Este estudo evidencia a importância da atuação do psicólogo no período pré-natal de alto risco através de sua contribuição para a prevenção e promoção de saúde materno-fetal, o que traduz a necessidade de ampliação de pesquisas de intervenção psicológica nesse contexto.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.