Encontro de Combate e Prevenção ao Suicídio: Relato de Experiência em uma Universidade Pública
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2021.62707Palavras-chave:
suicídio, prevenção, eventoResumo
Este estudo tem por objetivo apresentar um relato de experiência do projeto Encontro de Combate e Prevenção ao Suicídio (ECPS), de iniciativa discente, cuja proposta é organizar, anualmente, um evento aberto ao público com palestras e atividades acerca do suicídio. Os encontros são organizados na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e, atualmente, conta-se com três edições, tendo cada uma abordado um recorte temático diferente sobre o suicídio. A fim de contribuir cientificamente com propostas de prevenção ao suicídio, todo encontro tem como procedimento o envio de dois formulários. O pré-evento possui a finalidade de investigar o interesse dos participantes e o pós-evento busca verificar seu impacto em relação à percepção dos ouvintes acerca das atividades e quais temas são considerados relevantes para o debate. Os formulários foram aplicados a 1053 respondentes. Os resultados indicaram que houve uma boa adesão ao projeto em virtude da quantidade de inscritos e do interesse em participar de outras edições do encontro. Por meio dos dados coletados e da narrativa dos organizadores, no que diz respeito às experiências e desafios, viabiliza-se a elaboração de projetos futuros que tenham como foco a prevenção do suicídio.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.