Compreensão de Leitura no Ensino Médio e Desempenho Acadêmico em Diferentes Matérias Escolares
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2021.61058Keywords:
compreensão de leitura, ensino médio, leitura, desempenho escolar, dificuldades de leituraAbstract
O presente estudo teve como objetivo analisar se a Compreensão de Textos Literários e Científicos de uma amostra de alunos do Ensino Médio contribuiu para o Desempenho Acadêmico desses alunos em disciplinas que não apenas de linguagem. Participaram dessa pesquisa 75 estudantes do Ensino Médio de uma escola Pública do Estado do Rio de Janeiro. A média de idade foi de 17,07 anos (DP = 0,74). A compreensão de leitura científica foi avaliada com dois pequenos textos seguidos de perguntas de múltipla escolha, o teste de Compreensão de leitura literária foi um teste de Cloze, a inteligência geral foi avaliada pelas Matrizes Progressivas de Raven e a avaliação de desempenho escolar foi calculada pela média do Coeficiente de Rendimento dos alunos. Análises de regressão mostraram que a Compreensão de Leitura de Textos Científicos contribuiu para o desempenho acadêmico medido pelo coeficiente de rendimento médio, mesmo depois de controlado a inteligência não verbal. Os resultados corroboram com estudos que apontam a importância da compreensão de texto para o sucesso acadêmico em todo o ciclo escolar.Published
How to Cite
Issue
Section
License
COPYRIGHT:
Studies and Research in Psychology automatically holds the copyright deriving from the publication of the works. The full or partial reproduction of each text (over 500 words of the original text) must be requested in writing to the Editor.
Studies and Research in Psychology Journal is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs.
Permissions beyond the scope of this license might be available at http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ revispsi/.