Fatores Influenciantes na Excelência de Cientistas Brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2021.61056Keywords:
excelência, investigação científica, traços da personalidade, fatores contextuaisAbstract
Este estudo objetivou investigar as variáveis pessoais e os fatores contextuais relacionados com a excelência de pesquisadores de ambos os gêneros e de diferentes áreas do conhecimento. A amostra foi constituída por 109 pesquisadores, bolsistas de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que trabalham em instituições de ensino superior de várias regiões do Brasil. Utilizou-se o Questionário do Perfil de Excelência online formado por perguntas semi-abertas relacionadas a recursos pessoais, fatores acadêmicos e de fatores contextuais. Os resultados obtidos apontam para diferenças estatisticamente significantes de frequência de respostas entre os gêneros quanto à paixão pelo trabalho para enfrentar novos projetos de pesquisa, uso do suporte social, utilização de empregados para conciliar a vida pessoal com a profissional, na ocupação do tempo livre na realização de viagens e nas atividades com a família. Os resultados sugerem a natureza multivariada do fenômeno da excelência científica, convergindo na sua manifestação fatores pessoais e contextuais. Ambos os fatores merecem ser considerados quando se procura promover a sua realização profissional e produtividade.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
COPYRIGHT:
Studies and Research in Psychology automatically holds the copyright deriving from the publication of the works. The full or partial reproduction of each text (over 500 words of the original text) must be requested in writing to the Editor.
Studies and Research in Psychology Journal is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs.
Permissions beyond the scope of this license might be available at http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ revispsi/.