Representações Sociais de Estudantes de Odontologia sobre o Atendimento em Clínica Odontopediátrica
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2021.59368Palabras clave:
representação social, estudantes, odontologia, odontopediatriaResumen
O objetivo da pesquisa foi analisar as representações sociais construídas por estudantes de Odontologia sobre o atendimento prestado a crianças. A população-alvo do estudo foi constituída por estudantes de graduação em Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), entrevistados no 10º período, após terem frequentado as disciplinas de clínica odontopediátrica. As respostas às questões norteadoras foram registradas em áudio, submetidas à análise de conteúdo e interpretadas pela abordagem processual das representações sociais. Participaram 26 estudantes, com média de 23,8±1,4 anos de idade, e a temática da entrevista semiestruturada envolveu expectativas prévias e vivência clínica. As representações que emergiram passaram pelo processo de organização em categorias. As representações sociais construídas por estudantes de Odontologia sobre o atendimento de crianças foram relacionadas à experiência gratificante e proveitosa, embora esta vivência possa ter sido complexa e desafiadora. Ademais, sob a ótica dos estudantes, é necessário ter paciência, ser compreensivo com a criança, manifestar carinho no atendimento, conquistar a confiança e usar a criatividade.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los trabajos publicados en el espacio virtual de la revista Estudios e Investigaciones en Psicología serán automáticamente cedidos, quedando sus derechos autorales reservados a la revista Estudios e Investigaciones en Psicología y su reproducción total o parcial (más de 500 palabras del texto original) debe ser solicitada por escrito al Editor.
La Revista Estudios e Investigaciones en Psicología está licenciada bajo una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 3.0 No Adaptada.
Permisiones adicionales que sobrepasan el alcance de esta licencia pueden estar disponibles en http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.