Martín-Baró como Inspiração Ética para a Construção de uma Perspectiva Comunitária e Popular em Psicologia
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2020.52591Keywords:
história da psicologia, psicologia popular, Martín-BaróAbstract
A partir de estudos históricos sobre a trajetória da Psicologia social comunitária no Brasil, pretendemos neste artigo explorar as contribuições de um dos maiores autores da psicologia latino-americana, Ignacio Martín-Baró para a construção de uma perspectiva popular em psicologia. Percorrendo a publicação da tradução de seus textos no Brasil, que acontece de forma expressiva muito recentemente, sistematizamos os principais pontos de seus escritos que nos servem como inspiração ética e política para pensarmos a construção de uma perspectiva comunitária e popular em psicologia. Sua contribuição se coloca como caminho para a construção de horizontes de práticas genuinamente comprometidas com as pautas e questões populares, já que sempre preconizou a produção de uma psicologia a partir do povo e sua realidade.Published
How to Cite
Issue
Section
License
COPYRIGHT:
Studies and Research in Psychology automatically holds the copyright deriving from the publication of the works. The full or partial reproduction of each text (over 500 words of the original text) must be requested in writing to the Editor.
Studies and Research in Psychology Journal is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs.
Permissions beyond the scope of this license might be available at http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ revispsi/.