Estilos e Práticas Educativas Parentais e Desempenho Escolar em Adolescentes de Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2020.50795Keywords:
estilos parentais, desempenho escolar, adolescenteAbstract
O presente estudo teve como objetivo verificar a correlação e associação entre desempenho escolar e a percepção de responsividade e exigência parental em adolescentes. Além disso, verificou-se diferenças por sexo e faixa etária nos construtos investigados. Participaram 432 adolescentes, 57% do sexo feminino de idades entre 15 e 18 anos (M = 16,32; DP = 0,86). Trata-se de um estudo quantitativo, transversal, de caráter descritivo e correlacional. Os dados foram obtidos por meio de questionário sociodemográfico, médias nas notas escolares e Escala de Responsividade e Exigência parental. Análises descritivas, correlação de Spearman, teste U de Mann-Whitney Qui-quadrado foram realizados. No geral, houve correlação significativa e negativa entre desempenho escolar e exigência materna, além de correlação positiva entre responsividade materna, paterna e desempenho escolar. Apenas no desempenho escolar houve diferenças estatisticamente significativas por faixa etária, tendo os adolescentes mais novos, maior desempenho escolar. Os pais foram classificados, em sua maioria, como negligentes, seguido de autoritativos/competentes. A classificação entre alto e baixo desempenho escolar com os estilos parentais não demonstrou diferenças estatisticamente significativas. Embora as estratégias educativas tenham papel significativo no desempenho escolar, outros fatores estão associados a ele, devendo ser investigados.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
COPYRIGHT:
Studies and Research in Psychology automatically holds the copyright deriving from the publication of the works. The full or partial reproduction of each text (over 500 words of the original text) must be requested in writing to the Editor.
Studies and Research in Psychology Journal is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs.
Permissions beyond the scope of this license might be available at http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ revispsi/.