Biomusicalidade, Experiência e Awareness Coletiva: Gestalt-Terapia e Musicoterapia no Cuidado de Pais e Bebês
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2019.49304Keywords:
biomusicalidade, gestalt-terapia, musicoterapia, cuidado, pais e bebêsAbstract
O artigo apresenta caminhos sobre a produção do cuidado para pais e bebês. Inicialmente é apresentado o conceito de ‘biomusicalidade', trazendo em cena a visão da vida tecida em contrapontos, a partir dos signos-sinais afetivos advindos das relações. As perspectivas da Gestalt-Terapia, da Musicoterapia e das Filosofias da Imanência sustentam as experiências de produção do cuidado para os pais e bebês. Problematiza-se a questão da produção de novas temporalidades nas relações entre os pais dirigida à produção do cuidado onde a subjetividade dos filhos seja ‘afetada' por campos de experiências vitais. Experiências movidas pela potência do desejo da descoberta, da busca pela novidade, do desejo de conexão com algo do ambiente que possa nutrir. Experiências da potência do devir-criança que habita os adultos e que pode ser despertada pelos campos de afetação do espaço clínico. O artigo propõe o desenvolvimento de uma Scientia Patibilis Natura, como uma Ciência da Alma Sensível. Ciência aliançada a uma ‘fenomenologia biomusical' que orienta e excita as consciências sensíveis dos pais para a produção de uma consciência sensível mutual, uma awareness coletiva. Experiências produtoras de um espaço clínico excitante, espaço da relação, espaço do sagrado, espaço da musicalidade da vida, espaço biomusical.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
COPYRIGHT:
Studies and Research in Psychology automatically holds the copyright deriving from the publication of the works. The full or partial reproduction of each text (over 500 words of the original text) must be requested in writing to the Editor.
Studies and Research in Psychology Journal is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs.
Permissions beyond the scope of this license might be available at http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ revispsi/.