Diálogos com o Feminino: pelas ondas do rádio mulheres que fazem psicologia para mulheres
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2018.42243Keywords:
feminismo, história da psicologia, gênero, rádioAbstract
A pesquisa Diálogos com o Feminino aborda a trajetória de mulheres na psicologia brasileira, buscando evidenciar as especificidades do saber psi que se dedicou às questões do feminino e produziu uma intervenção específica de psicologia feita por mulheres e para mulheres. Esta comunicação apresenta dados da primeira fase da pesquisa, constituindo uma análise de abordagem qualitativa, natureza aplicada, com objetivo exploratório e procedimento de análise documental sobre a contribuição da jornalista e mestre em psicologia social Irede Cardoso para a psicologia articulada ao movimento feminista brasileiro. O estudo parte da experiência do programa de rádio Elas por Elas, compreendendo-o como uma original intervenção sobre a questão da mulher, tanto pelo diálogo que propunha com a psicologia, quanto pela utilização de instrumentos de comunicação via rádio e telefone, assim como pela colocação de questões específicas da mulher de forma coletivizada. Em seguida, são discutidos elementos da biografia de Irede Cardoso, abordando sua trajetória e produção acadêmica. Os resultados demonstram que o saber psi estudado na pesquisa formou esforços para a coletivização da pauta feminista.Published
How to Cite
Issue
Section
License
COPYRIGHT:
Studies and Research in Psychology automatically holds the copyright deriving from the publication of the works. The full or partial reproduction of each text (over 500 words of the original text) must be requested in writing to the Editor.
Studies and Research in Psychology Journal is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs.
Permissions beyond the scope of this license might be available at http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ revispsi/.