A contribuição de Robert Yerkes para a engenharia humana como instrumento de dominação de classe: uma primeira aproximação
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2018.42231Palabras clave:
História da Psicologia, engenharia humana, Psicologia Comparada, Eugenia, Psicologia MilitarResumen
O período de 1870 a 1920 é conhecido como aquele no qual diversos teóricos da psicologia estadunidense estabelecem as diretrizes teóricas e políticas da independência da disciplina frente às demais ciências e às reflexões filosóficas. A psicologia comparada proposta por Robert Mearns Yerkes é uma das mais importantes do final do século XIX e das duas primeiras décadas do século seguinte. As obras do autor referentes à evolução do sistema nervoso central e periférico e suas relações com a inteligência, em conjunto com a psicologia militar e a eugenia, possibilitam, ao menos em parte, a concretização da engenharia humana e de suas futuras aplicações em diversos setores da sociedade estadunidense como instrumento de dominação da classe dominante. Como se trata de uma obra vasta e variadas aplicações na vida cotidiana, pensamos que essa primeira aproximação seja aprofundada em futuras investigações acerca dos movimentos da classe trabalhadora durante o processo de modernização da indústria e da grande reforma social pela qual a sociedade estadunidense à época. Movimentos amplamente desprezados pela historiografia da psicologia estadunidense.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los trabajos publicados en el espacio virtual de la revista Estudios e Investigaciones en Psicología serán automáticamente cedidos, quedando sus derechos autorales reservados a la revista Estudios e Investigaciones en Psicología y su reproducción total o parcial (más de 500 palabras del texto original) debe ser solicitada por escrito al Editor.
La Revista Estudios e Investigaciones en Psicología está licenciada bajo una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 3.0 No Adaptada.
Permisiones adicionales que sobrepasan el alcance de esta licencia pueden estar disponibles en http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.