Neuropsicologia no Brasil: passado, presente e futuro
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2018.42228Keywords:
Neuropsicologia, História, Psicologia Aplicada, Brasil, Psicologia da SaúdeAbstract
Apresenta-se um panorama da Neuropsicologia brasileira, enfocando sua inserção no país, caracterizando o momento atual e desafios à sua consolidação. Aborda-se a trajetória da Neuropsicologia, traçando-se cinco períodos que a caracterizam, bem como sua trajetória nacional. A Neuropsicologia brasileira assiste à sofisticação da neuroimagem e ao avanço da pesquisa e interesse na área, à criação de entidades representativas, ao crescente número de publicações, grupos de pesquisa e de cursos de pós-graduação, ao desenvolvimento de instrumentos brasileiros e à ampliação da normatização e validação de instrumentos estrangeiros. Apesar desses avanços, ressalta-se a necessidade de constituir uma Neuropsicologia brasileira, sintonizada com os desafios de um país diverso, que contribua com políticas públicas, produza conhecimentos que atinjam diferentes populações e contribua para a diminuição das desigualdades sociais.Published
How to Cite
Issue
Section
License
COPYRIGHT:
Studies and Research in Psychology automatically holds the copyright deriving from the publication of the works. The full or partial reproduction of each text (over 500 words of the original text) must be requested in writing to the Editor.
Studies and Research in Psychology Journal is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs.
Permissions beyond the scope of this license might be available at http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ revispsi/.