Revisiting Sándor Ferenczi in light of current educational practices

Autores

  • Ana Inés Heras Monner Sans Centro de Estudio de las Desigualdades, Sujetos e Instituciones, CEDESI-UNSAM-CONICET

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2017.37707

Palavras-chave:

Ferenczi, educação, etnografia colaborativa

Resumo

Analiso a orientação pedagógica de uma equipe de educadores que dirigem um centro educativo na cidade de Buenos Aires (CEIA), na Argentina, que fornece a instrução pública elementar a crianças, jovens e adultos que vivem em condições extremamente desafiantes (isto é, têm dificuldades em acessar o serviço de saúde básico, o trabalho, a educação e o alojamento). Concentro-me em estabelecer conexões entre o seu trabalho e aquela da noção original de Sandor Ferenczi da análise mútua. Com esta finalidade, primeiro apresento alguns aspectos do contexto histórico no qual Ferenczi viveu e desenvolveu a sua teoria, mostrando que a mutualidade foi uma orientação que permeou a sua vida e trabalho. Assim analiso dois dispositivos pedagógicos identificados no CEIA na luz da armação da mutualidade, depois da qual apresento uma discussão que destaca a relação entre a aproximação dos educadores, que identifico como a noção de, e Ferenczi clínico e educativo da mutualidade. Concluo que as ideias de Ferenczi — a novela no momento —ainda é atual, se não novo, contanto que perguntemos o que pode aprender-se de eles. A minha metodologia combina uma perspectiva histórica com etnografia e sociolinguística em dois respeitos: análise da armação pedagógica dos educadores e exame de dados históricos naquela luz.

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Publicado

25-10-2018

Como Citar

Sans, A. I. H. M. (2018). Revisiting Sándor Ferenczi in light of current educational practices. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 17(3), 1162–1180. https://doi.org/10.12957/epp.2017.37707

Edição

Seção

Psicologia Clínica e Psicanálise