Revisiting Sándor Ferenczi in light of current educational practices
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2017.37707Palavras-chave:
Ferenczi, educação, etnografia colaborativaResumo
Analiso a orientação pedagógica de uma equipe de educadores que dirigem um centro educativo na cidade de Buenos Aires (CEIA), na Argentina, que fornece a instrução pública elementar a crianças, jovens e adultos que vivem em condições extremamente desafiantes (isto é, têm dificuldades em acessar o serviço de saúde básico, o trabalho, a educação e o alojamento). Concentro-me em estabelecer conexões entre o seu trabalho e aquela da noção original de Sandor Ferenczi da análise mútua. Com esta finalidade, primeiro apresento alguns aspectos do contexto histórico no qual Ferenczi viveu e desenvolveu a sua teoria, mostrando que a mutualidade foi uma orientação que permeou a sua vida e trabalho. Assim analiso dois dispositivos pedagógicos identificados no CEIA na luz da armação da mutualidade, depois da qual apresento uma discussão que destaca a relação entre a aproximação dos educadores, que identifico como a noção de, e Ferenczi clínico e educativo da mutualidade. Concluo que as ideias de Ferenczi — a novela no momento —ainda é atual, se não novo, contanto que perguntemos o que pode aprender-se de eles. A minha metodologia combina uma perspectiva histórica com etnografia e sociolinguística em dois respeitos: análise da armação pedagógica dos educadores e exame de dados históricos naquela luz.Publicado
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