Abordagens ao ensino: implicações no processo de aprendizagem dos alunos

Autores

  • Maria Olímpia Almeida de Paiva Centro de Investigação em Psicologia e Educação do AEAH - CIPE
  • Abílio Afonso Lourenço Centro de Investigação em Psicologia e Educação do AEAH - CIPE

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2017.37700

Palavras-chave:

abordagens ao ensino, estratégias de ensino, sucesso escolar

Resumo

Na perspetiva da investigação SAL (Student Approaches to Learning) a abordagem ao ensino dos professores (transmissiva e compreensiva) influencia a abordagem à aprendizagem dos alunos. O objetivo deste texto é estimular os professores a refletirem sobre as suas práticas docentes e sobre a maneira como fomentam o sucesso educativo dos seus alunos no nível exigido. A partir da reflexão metacognitiva, os docentes poderão constatar a existência de diversos fatores que poderão ser reforçados e outros esquecidos, de modo a melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos. É, também, referida a importância de conhecer as conceções dos alunos acerca da forma como aprendem, com o objetivo de desenvolver contextos de ensino e aprendizagem que os alunos vivenciem como motores de abordagens à aprendizagem profundas. Isto implica necessariamente a opção por uma abordagem ao ensino centrada no aluno. Espera-se que este texto reflexivo possa contribuir para uma melhor compreensão das abordagens ao ensino, a fim de promover nos alunos comportamentos mais ajustados para a mestria escolar. São referidas algumas implicações educativas, assim como possíveis investigações futuras.

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Publicado

25-10-2018

Como Citar

Paiva, M. O. A. de, & Lourenço, A. A. (2018). Abordagens ao ensino: implicações no processo de aprendizagem dos alunos. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 17(3), 1022–1041. https://doi.org/10.12957/epp.2017.37700

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento